Reflexão: "Seja Você Mesmo"

Outubro de 2013

 

Os "modismos" sempre me incomodaram por tentar padronizar coisas, sejam coisas materiais (roupas, sapatos, perfumes, etc.), sejam comportamentos. Essa tentativa de padronização não respeita a diversidade que é o ser humano, obrigando que os gostos e atitudes de grupos e sociedades sejam limitados àquilo que alguns poucos acham que é bom, ou aquilo que trará ganhos para esse pequeno grupo. Pois bem, parece que a “onda” agora é sorrir quando se está triste. [continua...]

E o que é saúde para você?
Fevereiro de 2014

Quando pensamos em saúde, a primeira coisa que nos vem à mente é a ausência de doenças, um corpo “limpo” de males físicos que de alguma forma impossibilitam, limitam, a vida de uma pessoa. Contudo, a complexidade característica do ser humano nos mostra que tal homem não se constitui exclusivamente da parte orgânica, mas também psíquica, social e espiritual, partes estas que merecem um olhar quanto à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença”, [Continua...].

Por que a “Lei Menino Bernardo”, antes chamada de “Lei da Palmada”, é um avanço?

Junho de 2014

Tenho ouvido vários comentários de pessoas se dizendo horrorizadas por não poderem mais educar seus filhos, e que, após a “Lei Menino Bernardo”, as crianças e adolescentes ficarão incontroláveis. Muitos justificam que apanharam quando criança e hoje não são traumatizados. Pois bem, posso afirmar que tal lei é um avanço para a sociedade brasileira, desde que aplicada. É certo que as crianças e adolescentes testam nossos limites nos vários aspectos da vida, seja econômico, social, emocional, comportamental, psicológico, etc., etc., etc., e nos fazem perder a cabeça. (Continua...)

Artigos

​© 2018 by NOÉLTON PANINI DE SOUSA. Todos os direitos reservados